Ipea aponta recuo de 4,7% nos investimentos em março

Indicador apresentou alta de 4,6% no primeiro trimestre

No acumulado de 12 meses encerrados em março, a expansão foi de 2%

O Indicador Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), nesta terça-feira (1), registrou recuo de 4,7% em março, frente a fevereiro deste ano. Na análise trimestral, o crescimento foi de 4,6% – resultado já ajustado pelo resultado das Contas Nacionais Trimestrais, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com os mesmos períodos de 2020, houve alta de 27% em março e de 17% no primeiro trimestre.

O Indicador de FBCF mede os investimentos no aumento da capacidade produtiva da economia e na reposição da depreciação do estoque de capital fixo. No acumulado de 12 meses encerrados em março, a expansão foi de 2%.

A FBCF é composta por máquinas e equipamentos, construção civil e outros ativos fixos. O consumo aparente de máquinas e equipamentos teve queda de 11% em março, encerrando o trimestre com alta de 25,6%. A produção de máquinas e equipamentos destinados ao mercado interno apresentou queda de 5,1% em março, encerrando o primeiro trimestre com recuo de 4%. A importação desses itens caiu 12,8% em março, mas teve alta de 82,7% no primeiro trimestre, devido à realização de importações de plataformas de petróleo, que ainda estão em parte associados às mudanças no regime aduaneiro Repetro. Embora a nacionalização para as chamadas “importações fictas” tivesse como prazo final dezembro de 2020, existe uma defasagem para a contabilização dos seus efeitos.

O indicador de construção civil avançou 0,1% em março, após duas quedas consecutivas. Ainda assim, o segmento teve recuo de 3,1% no primeiro trimestre do ano. O bom desempenho foi generalizado na comparação com março de 2020: alta de 58,1% para o componente “máquinas e equipamentos”, avanço de 5% para o componente “outros ativos fixos” e crescimento de 6,8% na construção civil.

Similares

Advertisment

Popular

UEM desenvolve software que detecta vírus em três segundos

Tecnologia inédita no mundo pode ser usada em massa O aparelho, que cabe na palma da mão,...

Atividade econômica de Santa Catarina cresce 0,56%

O resultado foi o terceiro melhor do país Santa Catarina mostra uma recuperação mais consistente do que...

Sul concentra mais de um terço das agtechs do Brasil

País possui quase 300 startups de tecnologia agropecuária Na região, o Rio Grande do Sul tem o maior...