Sul cria mais de 90 mil postos formais em outubro

No entanto, quase 21 mil vagas foram fechadas na região no ano

Paraná foi o destaque ao conquistar um saldo positivo de 33.008 no mês passado

Pelo quarto mês consecutivo, o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) registrou saldo positivo na geração de empregos. Foram abertas 394.989 vagas com carteira assinada no mês, resultado de 1.548.628 admissões e de 1.153.639 desligamentos, melhor resultado não apenas para 2020 como também o melhor da história. Segundo o Ministério da Economia, o desempenho mostra uma retomada após os efeitos econômicos gerados pela pandemia de Covid-19.

Dos cinco grandes grupamentos de atividades econômicas, quatro tiveram saldo positivo no emprego em outubro. O principal foi o setor de serviços, que abriu 156.766 novas vagas. No comércio foram criados 115.647 postos; na indústria, 86.426; na construção, 36.296.

O mês foi positivo nas cinco regiões do país, com destaque para o Sudeste, onde o saldo ficou em 186.884 postos; e no Sul, com resultado de 92.932. O Paraná foi o destaque ao conquistar um saldo positivo de 33.008 no mês passado, seguido por Santa Catarina. Já o Rio Grande do Sul fechou mais de 48 mil postos de trabalho (acompanhe, nas tabelas abaixo, o comportamento de cada estado da região no mês e também no acumulado até outubro). De acordo com o Ministério da Economia, em termos relativos, os estados com maior variação em relação ao estoque do mês anterior foram Santa Catarina, Ceará e Amazonas.

Similares

Advertisment

Popular

Confiança da indústria está maior em maio

A alta encerrou um ciclo de quatro quedas consecutivas CNI também nota otimismo mais disseminado entre os diversos...

Senado aprova caráter permanente do Pronampe

Programa concede crédito a empresas de pequeno porte A demanda é significativa a ponto de os recursos reservados...

Setor de serviços cai 4% em março

Resultado volta a ficar abaixo do patamar pré-pandemia Serviços prestados às famílias caíram 27% em março O setor...