Câmara dos EUA aprova segundo impeachment de Trump

Foram 231 votos a favor e 197 contra

Republicano é o primeiro presidente norte-americano a sofrer dois impeachments

Donald Trump se tornou nesta quarta-feira (13) o primeiro presidente da história dos Estados Unidos a sofrer dois impeachments, pois a Câmara aprovou pela segunda vez um pedido para que ele seja afastado do cargo. Foram 231 votos a favor e 197 contra. Quatro deputados não votaram. Entre os que votaram a favor estão dez deputados do Partido Republicano, o mesmo de Trump. Outros quatro republicanos não votaram.

Trump foi considerado culpado por incitar à violência que resultou na invasão do Capitólio, a sede do Congresso norte-americano, na semana passada. Antes, no ano passado, ele havia sido declarado culpado por obstrução ao Congresso e abuso de poder. Ao contrário do Brasil, o presidente dos Estados Unidos não é afastado quando o processo de impeachment é aprovado na Câmara. A remoção definitiva só ocorre caso o processo seja aprovado também pelo Senado.

Assim, Trump deve permanecer no cargo até a próxima quarta-feira (20), quando Joe Biden toma posse como novo presidente. Em seu primeiro processo, Trump foi absolvido no Senado, de maioria republicana.

Similares

Advertisment

Popular

O ar que me falta

Três razões tornaram a leitura do livro de Luiz Schwarcz uma experiência fulminante

BC estende acordo com Fed até fim de setembro

Contrato especial de swap vigorará por mais seis meses

Governo do RS divulga os primeiros vencedores do edital Techfuturo

Programa investirá R$ 5,6 milhões em 37 iniciativas