Fed prevê manutenção dos juros estáticos até 2023

Segundo os membros do BC dos EUA, o momento é desafiador

Federal Reserve afirmou que continuará comprando títulos do governo para apoiar economia

O Federal Reserve (o Fed, Banco Central dos Estados Unidos) comunicou nesta quarta-feira (16) que decidiu, por unanimidade, manter a taxa básica de juros do país estável na faixa entre 0 ponto e 0,25 ponto. De acordo com o comunicado oficial do Comitê Federal de Mercado Aberto (o FOMC, na sigla em inglês), o Fed usará todas as ferramentas para apoiar a economia dos Estados Unidos. Segundo os membros do Comitê, o momento é desafiador.

A autoridade monetária afirmou que continuará a comprar ao menos US$ 80 bilhões de títulos do Tesouro dos Estados Unidos ao mês e, também, pelo menos US$ 40 bilhões de títulos garantidos por hipotecas mensalmente — comprometendo-se a manter o atual ritmo dessas operações. Segundo o documento liberado após a decisão, a economia e o emprego continuam a se recuperar, mas permanecem “bem abaixo” dos níveis pré-pandemia.

O FOMC ressaltou o objetivo de inflação média de 2% no longo prazo, apontando que, com a taxa persistentemente abaixo dessa meta, possui hoje a pretensão de atingir uma inflação moderadamente acima de 2% por algum tempo para que a sua média seja atingida. O Comitê sinalizou que deverá manter essa mesma taxa de juros até 2023, pois 12 de 17 dirigentes do Fed votaram nesse sentido.

Similares

Advertisment

Popular

Smart contracts prometem desafogar execução de contratos na justiça

Contratos digitais são a tendência para firmar acordos de forma irreversível e sem interferência humana “O...

Sul apresenta retorno dos consumidores às lojas

HiPartners aponta aumento de 41,8% no fluxo de pessoas “Os varejistas encontraram estratégias que posicionaram seus negócios...

Startup desenvolve tecnologia para monitoramento da umidade de solo

A solução criada pela irrigaSMART proporciona aumento da produtividade A startup já tem entre os seus primeiros clientes...