Como saber se um site de compras é confiável?

A compra online era uma tendência que vinha crescendo cada vez mais, mas com a chegada da pandemia, ela virou praticamente um hábito para a maioria das pessoas. O especialista Marcio Alaor Araujo selecionou algumas dicas para que você consiga identificar os perigos de sites falsos e poder comprar com segurança.

Essa tecnologia desenfreada que está presente em tudo muitas vezes é nossa aliada, porém ainda gera dúvidas em muitas pessoas. Você pode nunca ter passado pela situação de fazer uma compra online e ela simplesmente não chegar. Porém, esse golpe é muito comum e muito recorrente.

A compra não chegar não é o único problema desse tipo de golpe, mas as senhas e os dados do cartão também são vazados na maioria das vezes. O primeiro passo é ter uma boa impressão do site, repare se ele é bem elaborado, se tem muitas informações, aponta Marcio Alaor Araujo. Pode parecer besteira, mas se o site for mal feito ou conter erros de português, desconfie.

É importante saber se a página conta com informações sobre a política da loja, de devoluções e troca. A comunicação com o cliente demonstra comprometimento. Além disso, se a loja não for falsa mas ocorrer algum problema com a compra, você tem com quem falar, aconselha Marcio Alaor Araujo. 

Busque pela opinião de outros consumidores, se ninguém nunca comprou nem ouviu falar da loja, também desconfie. Uma verificada no Google normalmente já é o suficiente. O site Reclame Aqui, conta com opiniões e comentários específicos de clientes satisfeitos e insatisfeitos. As redes sociais também são boas ferramentas.

Se ainda não for o bastante e você quiser ir mais além, veja sites de defesa do consumidor, por exemplo, o Procon. Ou confira se há a existência de um CNPJ, se não houver, é motivo para desconfiar. Serviços como PayPal e PagSeguro, mediam o recebimento do produto e do pagamento, aconselha Marcio Alaor Araujo.

Similares

Advertismentspot_img

Popular