Comunicação: importância dessa habilidade no meio empresarial e como adquiri-la

O empresário Marcio Alaor de Araujo acredita que já não é mais novidade o fato de que a comunicação é uma importante habilidade no meio organizacional, seja ele de qual segmento for. Afinal, é através dessa habilidade ímpar que é possível mostrar outros aspectos super importantes sobre interesse profissional e, até mesmo, sobre caráter.

Por esse motivo, o empresário explica que a importância dessa habilidade encontra-se, nada mais, nada menos, que na possibilidade de criar oportunidades e atingir objetivos na vida profissional. Isso porque, para Marcio Alaor de Araujo, a comunicação não consiste apenas em falar, mas sobre falar de maneira assertiva no ambiente profissional. Desse modo, se você quer saber o passo a passo de como desenvolvê-la, não deixe de ler este artigo até o final.

Saiba escutar o outro

O primeiro passo super importante que Marcio Alaor de Araujo julga necessário é a prática da escuta, isto é, o saber ouvir quando outros estão falando. Isso é importante não como uma forma de educação, mas porque é através da escuta ativa e, na maioria dos casos, compreensão, que a boa comunicação se dará de fato, afinal, você poderá responder à altura daquilo que você escutou, isso é, com segurança, seja para responder a perguntas fazer afirmações.

Entenda sobre linguagem corporal

Outra prática super importante para adquirir uma boa comunicação é saber fazer leitura sobre linguagem corporal. Isso porque, quando nos comunicamos, não a fazemos através apenas da fala. Pelo contrário, o processo de comunicação acontece de modo muito íntimo aos movimentos do nosso corpo, às nossas expressões e afins. Desse modo, para se comunicar bem, saber linguagem corporal é essencial para entender exatamente o que o outro está falando, bem como para falar aquilo que deseja de modo mais seguro.

Saiba fazer rapport

Para quem não sabe, Marcio Alaor de Araujo explica: o rapport nada mais é que uma técnica de horizontalização com o outro, isto é, uma técnica empática que se utiliza para entender o outro e nos fazer entender. Na prática, o empresário explica, por fim, que consiste em identificar pontos que se tem em comum com nosso interlocutor e ajustar modos de fala e gestos com os dele. 

Similares

Advertismentspot_img

Popular