Esporte coletivo são jogos oficiais, praticados por duas ou mais pessoas e podem ser realizados em diferentes ambientes, como campo, gelo, quadra ou areia.
Weber Micael da Silva acredita que além da prática como recreação, o esporte passou a ser um instrumento de desenvolvimento social, educacional, podendo influenciar positivamente na vida das pessoas e suas interações coletivas.
Benefícios do esporte coletivo.
Em geral, os esportes trazem grandes benefícios para a saúde das pessoas, melhorando a coordenação, agilidade e o nível de estresse causado pelo dia a dia. Os esportes coletivos não são diferentes, além dos benefícios já citados, eles favorecem a integração e socialização das pessoas.
Weber Micael da Silva diz que os outros privilégios dos esportes coletivos são: melhoramento do ânimo, justamente porque o fato de fazer atividades libera hormônios responsáveis pela sensação de bem estar, melhorando o humor, melhoramento do convívio social, por conta dos jogos acontecerem em equipes, ajudam a criar novas relações entre os participantes e cria senso de trabalho em grupo.
Principais esportes coletivos.
Existem inúmeras modalidades dentro do esporte coletivo, porém, as mais conhecidas são o vôlei, futebol, basquete e handebol.
Vôlei.
Essa modalidade é praticada em uma quadra, que é dividida por uma rede e possui duas equipes de seis jogadores para cada lado da quadra. Tendo como objetivo fazer a bola passar sobre a rede de modo que toque no chão apenas do lado da quadra adversária, para isso, os jogadores usam as mãos, realizando saques, toques e manchetes.
Futebol.
É o esporte coletivo mais conhecido do mundo, tendo cerca de 270 milhões de pessoas atuando nesta atividade diariamente. É praticado em um campo retangular com uma baliza em cada lado do campo, tendo dois times de 11 jogadores cada um e um árbitro, para a realização correta das regras e do jogo.
Basquete.
Um jogo inventado em 1891, que é disputado por duas equipes de 12 jogadores, sendo 5 em campo e 7 suplentes, que têm como objetivo passar a bola por dentro de um cesto, evitando com que entre no seu cesto.
Handebol.
Por fim, Weber Micael da Silva diz que o grande diferencial desta modalidade é o uso das mãos, sendo um esporte que a bola deve ser conduzida e arremessada somente com as mãos.