O Dr. Marco Antonio Fortes fala sobre a insuficiência renal aguda

A insuficiência renal ocorre quando os rins diminuem ou perdem a capacidade de realizar suas funções, afirma o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes. Os rins possuem um papel importantíssimo na regulagem e equilíbrio do corpo humano, pois eles são responsáveis por filtrar o sangue e por eliminar substâncias nocivas por meio da urina.

Os sintomas da insuficiência renal aguda são diversos, alterações na quantidade e na coloração da urina são elementos notáveis; cansaço, fadiga e falta de ar, juntamente falta de apetite, náuseas e vômitos; febre constante; edemas; hipertensão; tosses com a presença de sangue, além disso, o surgimento de caroços espalhados pela pele.

O diagnóstico é feito de diferentes formas, pode ser feito exames clínicos de urina e de sangue, salienta o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, são importantes para identificar o nível de uréia, creatinina, sódio e potássio no sangue, fatores que indicam o funcionamento do corpo. Exames de imagens também podem ser realizados, como radiografias, ultrassonografias e tomografia computadorizada.

As principais causas da insuficiência renal aguda são inúmeras. Pessoas com mais de 60 anos estão mais propensas a desenvolver a doença, homens com mais de 50 anos também, visto que após, a próstata tende a crescer de tamanho, transformando a dinâmica de funcionamento do sistema urinário msculino, o que pode acarretar em diversas mudanças. Indivíduos hipertensos ou diabéticos também possuem maiores chances de adquirir a doença. Além disso, a diminuição de sangue no rim, lesão nos rins, sepse, medicamentos e suplementos proteicos em excesso e doença policística renal são outros fatores.

O tratamento da doença consiste em um processo conjunto com o médico especialista e um nutrólogo, tendo em vista a importância de uma alimentação adequada, enfatiza o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, mestre e doutor em urologia pela Universidade de São Paulo. Também são utilizados remédios específicos, por vezes são usados para regular a pressão, os remédios diuréticos são importantíssimos da mesma forma.

Similares

Advertisment

Popular

Dicas de leitura para um fim de semana

Frederico Gayer Machado de Araujo, nos revelou hoje que desde muito novo já tinha dentro de si, um grande amor pela literatura...

Inflação persiste, mas economia evolui, nota Banco Central

A Selic continua em um ciclo de alta, depois de passar seis anos sem ser elevada Apesar...

Startup do Sul cria máquina que desinfeta objetos em 20 segundos

EVLU integra o polo tecnológico da Feevale em Campo Bom Os produtos são desinfetados contra a Covid via...