O Dr. Marco Antonio Fortes fala sobre a insuficiência renal aguda

A insuficiência renal ocorre quando os rins diminuem ou perdem a capacidade de realizar suas funções, afirma o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes. Os rins possuem um papel importantíssimo na regulagem e equilíbrio do corpo humano, pois eles são responsáveis por filtrar o sangue e por eliminar substâncias nocivas por meio da urina.

Os sintomas da insuficiência renal aguda são diversos, alterações na quantidade e na coloração da urina são elementos notáveis; cansaço, fadiga e falta de ar, juntamente falta de apetite, náuseas e vômitos; febre constante; edemas; hipertensão; tosses com a presença de sangue, além disso, o surgimento de caroços espalhados pela pele.

O diagnóstico é feito de diferentes formas, pode ser feito exames clínicos de urina e de sangue, salienta o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, são importantes para identificar o nível de uréia, creatinina, sódio e potássio no sangue, fatores que indicam o funcionamento do corpo. Exames de imagens também podem ser realizados, como radiografias, ultrassonografias e tomografia computadorizada.

As principais causas da insuficiência renal aguda são inúmeras. Pessoas com mais de 60 anos estão mais propensas a desenvolver a doença, homens com mais de 50 anos também, visto que após, a próstata tende a crescer de tamanho, transformando a dinâmica de funcionamento do sistema urinário msculino, o que pode acarretar em diversas mudanças. Indivíduos hipertensos ou diabéticos também possuem maiores chances de adquirir a doença. Além disso, a diminuição de sangue no rim, lesão nos rins, sepse, medicamentos e suplementos proteicos em excesso e doença policística renal são outros fatores.

O tratamento da doença consiste em um processo conjunto com o médico especialista e um nutrólogo, tendo em vista a importância de uma alimentação adequada, enfatiza o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, mestre e doutor em urologia pela Universidade de São Paulo. Também são utilizados remédios específicos, por vezes são usados para regular a pressão, os remédios diuréticos são importantíssimos da mesma forma.

Similares

Advertisment

Popular

Mais de 70% das indústrias enfrentam dificuldades em obter matérias-primas

Normalização das cadeias produtivas nacionais pode ser postergada

Inflação atinge índice de 0,93% em março

É a maior alta para o mês desde 2015

Inflação atinge índice de 0,93% em março

É a maior alta para o mês desde 2015