Perfil de investidor: Você já conhece o seu? Saiba identificá-lo com o investidor Valdir Piran

Você sabia que existem tipos de investidores no mercado financeiro? Como assimila o investidor Valdir Piran,  entender qual tipo de perfil você se encaixa é fundamental para compreender quais tipos de investimentos são propícios para os seus objetivos esperados. Também chamado de suitability, o perfil de investidor é feito para analisar as preferências de cada um em relação aos investimentos e com isso estipular padrões, para que você possa se identificar. Pensando nisso, se possui interesse ou curiosidade no assunto, leia o artigo até o final e conheça os tipos de investidores.

Caso você não saiba, há três princípios básicos que norteiam essa classificação, sendo eles: seguranças, liquidez e rentabilidade. Assim como pensa o empresário Valdir Piran, saber qual perfil você faz parte auxilia nas melhores escolhas dentro do mercado financeiro, de forma que você não passe por frustrações ou priorize um investimento que não dialogue com suas projeções. Atualmente, há diversos aplicativos que auxiliam você a descobrir o seu perfil.

Além disso, vale mencionar que é considerado uma ferramenta de guia no momento de investir. Isso porque, na concepção de Valdir Piran, auxilia você a considerar sua tolerância de risco, assim como suas principais finalidades no mercado financeiro. Podemos acrescentar, ainda, que sabendo o  seu perfil, você consegue estipular a carteira de investimentos ideal para você. Por isso, confira abaixo os três tipos de perfis de investidores:

Conservador

Quando nos referimos a um perfil conservador, estamos falando daquele investidor que prioriza a segurança em suas aplicações e não os riscos. Sendo assim, como pensa o empresário, essa pessoa vai optar por investimentos que possuem riscos menores, pois não estão dispostos a sofrerem com perdas e sim preservar o patrimônio já existente. Nesse contexto, é válido dizer que a carteira de um investidor conservador, tende a ter produtos como: Tesouro direto e fundos de renda fixa, por exemplo.

Moderado

Este tipo de investidor já se encontra disposto a riscos moderados no mercado financeiro. Dessa forma, o investidor moderado ele possui uma tolerância maior para riscos a longo prazo e como entende Valdir Piran, pode até optar por investimentos mais arriscados. Sendo assim, podemos caracterizar o investidor moderado como aquela pessoa mais versátil, que sabe aproveitar uma oportunidade, uma vez que geralmente já possui certa experiência no setor financeiro.

Arrojado

Já quando falamos do perfil arrojado, trata-se daquele investidor que aplica em ações de curto prazo e tende a aproveitar lucros mais altos. Por isso, também é chamado de agressivo, uma vez que reconhece os riscos e possui reservas de emergência, uma vez que seu objetivo principal é crescer seu patrimônio. Além disso, podemos considerar que o investidor arrojado possui estratégias mais centradas e específicas. 

Agora que você entendeu melhor os tipos de investidores, conseguiu se encaixar em algum deles? Saiba que quanto mais conhecimento você dizer sobre o mercado financeiro, mais oportunidades surgirão e mais lucros você vai obter. Logo, entenda mais aprofundadamente cada tipo de perfil e efetue aplicações conforme suas reais necessidades. Como pensa o investidor Valdir Piran, qualquer um pode se incluir no mercado financeiro, ficando a critério do investidor entender como.

Similares

Advertismentspot_img

Popular