PUCRS lança iniciativa em ciência de dados e inteligência artificial

Modelo integra novo curso de graduação e um centro de pesquisa

Das 15 profissões emergentes em 2020 mapeadas em estudo realizado pelo LinkedIn no Brasil, nove estão diretamente relacionadas à TI

A PUCRS lança neste mês um complexo na área de ciência de dados e inteligência artificial. Segundo a universidade, a iniciativa é inédita no Sul do país. A PUCRS terá um centro de pesquisa, ensino e inovação e também o primeiro curso de bacharelado em ciência de dados e Inteligência Artificial (IA) presencial da região são duas frentes novas de atuação que unem forças à pós-graduação stricto e lato sensu já consolidada, com reconhecimento internacional, e o hub de IA e ciência de dados do Tecnopuc.

Com duração de quatro anos, o novo curso terá 60 vagas a cada semestre e o ingresso será realizado por meio do vestibular 2021, previsto para 6 de dezembro. Os estudantes que concluírem a graduação serão capazes de empregar modelos, ferramentas e técnicas para diversos contextos organizacionais e sociais, privados ou públicos, nacionais e internacionais. O profissional estará apto a exercer múltiplas atividades, atuando como cientista de dados, engenheiro ou arquiteto de dados, engenheiro de IA e Machine Learning, analista de inteligência de mercado, dentre outras possibilidades da área.

Das 15 profissões emergentes em 2020 mapeadas em estudo realizado pelo LinkedIn no Brasil, nove estão diretamente relacionadas à TI. Apesar de o mercado precisar de pelo menos 70 mil profissionais com perfil tecnológico por ano, o Brasil forma apenas 46 mil, o que torna o segmento ainda mais competitivo, segundo o relatório da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).

A universidade já conta com mais de 50 pesquisadores renomados, com produção científica de alto impacto e alcance internacional, 33 diferentes grupos de pesquisa, 16 programas de pós-graduação e 21 laboratórios que vão compor o novo centro de pesquisa. Já integram o centro as escolas Politécnica, de Comunicação, Artes e Design, de Direito, de Humanidades, de Medicina e de Negócios, juntamente com o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer), o Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais e o Tecnopuc.

Similares

Advertisment

Popular

O ar que me falta

Três razões tornaram a leitura do livro de Luiz Schwarcz uma experiência fulminante

BC estende acordo com Fed até fim de setembro

Contrato especial de swap vigorará por mais seis meses

Governo do RS divulga os primeiros vencedores do edital Techfuturo

Programa investirá R$ 5,6 milhões em 37 iniciativas