Qual o significado do termo francês Terroir?

No universo dos vinhos há inúmeros termos para se aprender, além disso, por ser uma bebida histórica, muitos termos são em outra língua, afirma Marco Antonio Carbonari. É o caso do termo francês Terroir. Uma denominação que, por vezes, é confundida em seu significado.

O significado se confunde ao relacionar com a terra, muitas pessoas acham que Terroir significa apenas a relação do plantio na terra e a vinicultura, porém não é assim, o conceito é mais amplo e diverso e corresponde a uma gama de conceituação propriamente dita.

Basicamente, trata-se da influência do ser humano, com as técnicas impostas em um plantio, juntamente do clima e o solo dispostos em uma microrregião, ressalta o empresário Marco Antonio Carbonari, proprietário de uma renomada vinícola, a Villa Santa Maria, situada no interior de São Paulo.

Todos esses elementos juntos culminam em um só propósito: o melhor aproveitamento da colheita na região, para se obter uvas de excelência, expressando todo seu potencial, e, consequentemente, vinhos saborosos, aromatizados, imbuídos de qualidade.

Dessa forma, o termo Terroir, na verdade, é formado por um conjunto de diversos elementos, avulta Marco Antonio Carbonari. Não corresponde apenas à topografia e ao clima da região, mas trata-se também da cultura, história e sobre a interação humana no cultivo.

Similares

Advertisment

Popular

STF decide a favor dos contribuintes sobre ICMS na base de cálculo do PIS/Cofins

Ministros excluem ICMS destacado em nota fiscal da cobrança dos tributos federais Por outro lado, decisão favorece União porque só vale a partir de...

IBC-Br indica alta de 2,3% no primeiro trimestre

Na comparação com março de 2020, a prévia do PIB registrou expansão de 6,26% Em 2021, a economia brasileira iniciou o ano em...

Confiança da indústria está maior em maio

A alta encerrou um ciclo de quatro quedas consecutivas CNI também nota otimismo mais disseminado entre os diversos...