STJ e outros órgãos são alvos de ataque hacker

A Polícia Federal vai investigar a autoria

Os ministros e servidores foram alertados para não utilizarem computadores pessoais ligados ao sistema do tribunal

A Polícia Federal (PF) vai investigar a autoria do ataque de hackers ao sistema de informática do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O inquérito será aberto após o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, encaminhar uma notícia-crime à PF. O presidente do STJ, ministro Humberto Martins, solicitou que o caso seja investigado. Nesta quinta-feira (5) outros órgãos também denunciaram que sofreram ataques criminosos.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) também sofreu uma tentativa de ataque no último domingo. Segundo o órgão, a PF já foi acionada para investigar o caso. Por precaução, também foi efetuado o desligamento do servidor, assim como a realização de um backup. O Ministério da Saúde relatou que o órgão estava sem acesso a internet, linhas de telefone fixo e e-mails. A pasta informou que identificou vírus em algumas estações de trabalho e, para evitar a propagação, bloqueou o acesso à internet, às redes e aos sistemas de telefone. Em nota, o governo do Distrito Federal informou que foi alvo de hackers nesta quinta-feira e que, para garantir a segurança dos dados, tirou todos os servidores do ar.

O ataque ao STJ ocorreu na terça-feira (3) à tarde e interrompeu a transmissão das sessões por videoconferência de seis colegiados. Por medida de segurança, os julgamentos virtuais e os prazos processuais foram suspensos até segunda-feira (9). Os ministros e servidores foram alertados para não utilizarem computadores pessoais ligados ao sistema do tribunal. Segundo o STJ, o setor de tecnologia da informação está trabalhando na recuperação do sistema para que o atendimento jurisdicional será restabelecido. Durante o período de suspensão das atividades, as questões importantes, como habeas corpus e liminares, estão sendo analisadas pela presidência do STJ.

Com Agência Brasil

Similares

Advertisment

Popular

O ar que me falta

Três razões tornaram a leitura do livro de Luiz Schwarcz uma experiência fulminante

BC estende acordo com Fed até fim de setembro

Contrato especial de swap vigorará por mais seis meses

Governo do RS divulga os primeiros vencedores do edital Techfuturo

Programa investirá R$ 5,6 milhões em 37 iniciativas