Um período que pode ser muito caótico na vida de toda mãe é o puerpério. O Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, diretor da Clínica Médica Dr. Orcione Guimarães Júnior, acredita que apesar de ser um período muito temido pelas novas mamães, há diversas maneiras de tornar esse momento mais tranquilo e especial para mãe e filho. Para saber mais sobre o assunto, continue lendo esse artigo!
Saiba o que é o puerpério
Após o parto e com a chegada do bebê, uma nova fase do processo de nascimento se inicia, o puerpério. Esse é o período de adaptação do bebê ao novo mundo e da mulher em se tornar mãe. De acordo com o doutor Orcione Guimarães Júnior, essa é uma fase repleta de desafios, como a privação de sono, adaptação de rotina, recuperação do parto e até mesmo a conhecida depressão pós-parto. Mas há formas amenizar o processo!
Conte com uma rede de apoio
Melhor que passar por essa fase sozinha, é passar por esse momento podendo contar com uma rede de apoio. O Dr. Orcione Guimarães Júnior acredita que pedir ajuda nesse momento é fundamental e que sua rede de apoio pode ser composta por pessoas especiais e de sua confiança. A rede de apoio é importante para ajudar com as tarefas domésticas, na hora de cozinhar e para cuidar do bebê quando a mãe precisar de um momento sozinha.
Só aceite visitas se estiver confortável
Além de sua rede de apoio, é totalmente normal que você não queira receber visitas durante o puerpério. Devido às questões de privação de sono e da adaptação à nova vida é compreensível que você não queira receber as pessoas em sua casa. O doutor Orcione Guimarães Júnior acredita que é importante respeitar seu próprio tempo e deixar claro para as pessoas que durante esse período você prefere não receber visitas.
Priorize seu autocuidado
Além de respeitar seu próprio tempo, o mestre em Ciências da Saúde, Dr. Orcione Guimarães Júnior, acredita que toda mãe deve preservar seu autocuidado para poder cuidar do bebê. O processo de recuperação do parto traz muitos desafios e é importante que a nova mamãe tenha tempo de tomar banhos, realizar atividades relaxantes e possa curtir um tempo sozinha com a certeza de que o bebê está sob ótimos cuidados.
Conte com auxílio psicológico
Por mais incrível que pareça, durante esse período é muito comum que as mulheres sejam atingidas por uma intensa melancolia. O doutor Orcione Guimarães Júnior explica que essa melancolia é chamada de baby blues, ou como é mais conhecida, depressão pós-parto. Nesses casos, é muito importante que se procure um especialista no assunto e receba auxílio psicológico para passar por essa fase desafiante.
Confie em você mesma
De acordo com o doutor Orcione Guimarães Júnior, uma das partes mais importantes de todo o processo é que você confie em si mesma. Apesar de parecer que está perdida e que tudo está difícil, essa é uma fase que vai passar e você irá enxergar que deu conta. Todas as mães passam por esses mesmos dilemas e dificuldades, você não está sozinha e pode sempre contar com a ajuda de familiares e profissionais da saúde!
Site: www.clinicadrorcione.com
Instagram: @drorcionejunior
Whatsapp: wa.me/message/WRPY3TZTYVH3L1