Você sabia que a filantropia pode ajudar diversos setores da sociedade, inclusive o meio ambiente? Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, dois grandes filantropos brasileiros, acreditam que a filantropia e a manutenção do meio ambiente precisam andar de mãos dadas. Para saber mais sobre esse assunto e tirar suas dúvidas, continue lendo este artigo!
O que é a filantropia?
De maneira geral, de acordo com Wemerson Paneguini, a filantropia é vista como o auxílio prestado pelo setor privado, a fim de encontrar soluções para problemas sociais que fazem parte do nosso dia a dia. Dessa forma, grandes empresas ou pessoas que se disponibilizam a serem filantropos, realizam doações monetárias, criam campanhas ou entregam seu tempo para atuar em uma determinada causa.
Entretanto, Ana Lúcia Lopes Paneguini explica que apenas 1% das doações são destinadas a causas que têm o meio ambiente como principal fator de transformação. Tendo isso em vista, é de suma importância criarmos uma nova cultura filantrópica no país, onde as questões ambientais sejam levadas a sério e com urgência, assim como qualquer outra.
Por que não existe uma cultura filantrópica ambiental?
Wemerson Paneguini nos lembra que, de maneira geral, não existe uma cultura filantrópica em nosso país. São poucas as empresas que possuem essa ação como parte de sua rotina, e são poucas as pessoas que se mostram disponíveis para a realização de ações como essas. Logo, quando se trata de uma cultura filantrópica ambiental, os números são ainda menores. Isso porque, enxergamos os problemas ambientais como problemas destinados ao setor público, porém, isso não é uma verdade.
Qual a importância de ações filantrópicas para o meio ambiente?
Não é novidade que estamos vivendo em um momento crítico quando se trata de questões ambientais. Ainda vale ressaltar que as políticas públicas adotadas para amenizar os impactos negativos das ações humanas na natureza, ainda são pouco efetivas e de baixa abrangência. Por esse motivo, Wemerson Paneguini acredita que a filantropia pode se tornar carro-chefe em ações que beneficiam a natureza.
É importante refletirmos sobre esse assunto, pois não só se trata da vida humana, mas também da nossa fauna e flora. Não existe manutenção da vida se não nos atentarmos aos avisos que a natureza tem nos dado, com eventos naturais que nunca foram vistos antes e cada vez mais intensos. Ana Lúcia Lopes Paneguini ressalta que, para existir um futuro em nosso planeta, é preciso cuidar do hoje.
Como se tornar um filantropo ambiental?
De acordo com Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, para se tornar um filantropo de caráter ambiental, basta encontrar instituições que façam parcerias nesse sentido. Grandes empresas também podem atuar na criação de metas para diminuírem ações que geram resultados negativos ao meio ambiente, além da criação de organizações que se comprometam a cuidar dos assuntos voltados à natureza.
Se não nos atentarmos agora, a vida desaparecerá do planeta Terra muito em breve. Por isso, não perca tempo e se torne um filantropo ambiental!