Para o empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães, toda empresa precisa ter uma cultura organizacional muito bem definida. Afinal, ela reflete os valores da organização e de seus colaboradores. Se você está montando seu próprio negócio e ainda não conhece esse conceito, neste artigo, você poderá conferir quais são os quatro principais tipos de cultura organizacional para adotar à sua empresa!
O que é uma cultura organizacional?
Em primeiro lugar, Haroldo Dalazoana Afonso Durães nos explica que cultura organizacional nada mais é do que a junção dos costumes, valores e políticas de uma determinada empresa, visando a realização do trabalho de uma maneira mais eficiente. Por esse motivo, se você deseja que sua empresa tenha boa relação com clientes, colaboradores e parceiros, adotar uma cultura organizacional pode fazer toda a diferença!
Os quatro tipos de cultura organizacional
De maneira geral, de acordo com Haroldo Dalazoana Afonso Durães, existem quatro tipos de cultura organizacional. Entretanto, elas podem ser adaptadas de acordo com as necessidades da empresa, afinal, cada uma possui suas próprias demandas. Logo abaixo, você poderá conferir todas elas e descobrir qual é a que mais combina com seu tipo de negócio. Confira!
- Cultura de poder
O primeiro tipo de cultura organizacional que temos é a cultura de poder. Haroldo Dalazoana Afonso Durães nos explica que nesse tipo de cultura o poder está centralizado nas figuras de liderança, ou seja, é um dos tipos mais comuns de culturas organizacionais. Sendo assim, é um modelo seguido por empresas que são mais hierarquizadas, onde o dono é o detentor do poder.
- Cultura de pessoas
Diferentemente da cultura de poder, na cultura de pessoas o poder não está centralizado na figura da liderança. De acordo com Haroldo Dalazoana Afonso Durães nesse modelo, o coletivo é o fator mais importante para a empresa. Esse é um modelo bastante adotado por empresas que desejam valorizar seus colaboradores independente da função desempenhada por eles.
- Cultura de tarefas
Em terceiro lugar, temos a cultura de tarefas. Segundo Haroldo Dalazoana Afonso Durães, ao adotar esse modelo de cultura organizacional, é entendido que a empresa tem seus projetos como seu maior foco. Dessa forma, a responsabilidade maior sempre será dos encarregados pelos projetos em questão. Empresas que valorizam o trabalho em equipe, geralmente, adotam a cultura de tarefas.
- Cultura de papéis
Por último, mas não menos importante, temos a cultura de papéis. Esse tipo de cultura é justamente o modelo oposto da cultura de tarefas. Se na cultura de tarefas temos o foco nos projetos, aqui temos o foco voltado para o papel que é desempenhado pelo colaborador, em outras palavras, cada cargo realiza apenas as atividades que foram designadas no início de cada projeto.
Descobriu qual é o tipo de cultura organizacional que combina com sua empresa? Adote uma delas e veja como as atividades serão mais eficientes.