Esportes coletivos: o que são e quais os principais.

Esporte coletivo são jogos oficiais, praticados por duas ou mais pessoas e podem ser realizados em diferentes ambientes, como campo, gelo, quadra ou areia. 

Weber Micael da Silva acredita que além da prática como recreação, o esporte passou a ser um instrumento de desenvolvimento social, educacional, podendo influenciar positivamente na vida das pessoas e suas interações coletivas. 

Benefícios do esporte coletivo. 

Em geral, os esportes trazem grandes benefícios para a saúde das pessoas, melhorando a coordenação, agilidade e o nível de estresse causado pelo dia a dia. Os esportes coletivos não são diferentes, além dos benefícios já citados, eles favorecem a integração e socialização das pessoas. 

Weber Micael da Silva diz que os outros privilégios dos esportes coletivos são: melhoramento do ânimo, justamente porque o fato de fazer atividades libera hormônios responsáveis pela sensação de bem estar, melhorando o humor,  melhoramento do convívio social, por conta dos jogos acontecerem em equipes, ajudam a criar novas relações entre os participantes e cria senso de trabalho em grupo. 

Principais esportes coletivos. 

Existem inúmeras modalidades dentro do esporte coletivo, porém, as mais conhecidas são o vôlei, futebol, basquete e handebol. 

Vôlei. 

Essa modalidade é praticada em uma quadra, que é dividida por uma rede e possui duas equipes de seis jogadores para cada lado da quadra. Tendo como objetivo fazer a bola passar sobre a rede de modo que toque no chão apenas do lado da quadra adversária, para isso, os jogadores usam as mãos, realizando saques, toques e manchetes. 

Futebol. 

É o esporte coletivo mais conhecido do mundo, tendo cerca de 270 milhões de pessoas atuando nesta atividade diariamente. É praticado em um campo retangular com uma baliza em cada lado do campo, tendo dois times de 11 jogadores cada um e um árbitro, para a realização correta das regras e do jogo. 

Basquete. 

Um jogo inventado em 1891, que é disputado por duas equipes de 12 jogadores, sendo 5 em campo e 7 suplentes, que têm como objetivo passar a bola por dentro de um cesto, evitando com que entre no seu cesto. 

Handebol. 

Por fim, Weber Micael da Silva diz que o grande diferencial desta modalidade é o uso das mãos, sendo um esporte que a bola deve ser conduzida e arremessada somente com as mãos. 

Similares

Advertismentspot_img

Popular