Você sabia que criar uma cultura organizacional na sua empresa deixa os processos mais otimizados? José Sanchez Oller, fundador da Solpack Agronet, entende que um ambiente de trabalho otimizado é um ambiente de trabalho mais humanizado e harmonioso. Então, se você quer saber mais sobre as culturas organizacionais, continue lendo este artigo e tire suas dúvidas!
O que é uma cultura organizacional?
Em primeiro lugar, José Sanchez Oller nos explica que uma cultura organizacional é um conjunto de valores, práticas, políticas, hábitos e comportamentos que retratam uma empresa e devem ser seguidos por seus colaboradores. É a partir da criação da cultura organizacional que são definidas as diretrizes que farão parte da rotina dos funcionários em todas as hierarquias e setores.
Por que é importante aplicar uma cultura organizacional?
Como dito anteriormente, a criação de uma cultura organizacional é o que permite que um ambiente de trabalho tenha suas atividades ainda mais otimizadas, interligadas e harmoniosas entre os diferentes setores. De acordo com José Sanchez Oller é possível estabelecer novas metas e alcançar novos objetivos através da colaboração de todos os funcionários seguindo os conceitos da cultura organizacional aplicada.
Quais são as principais culturas organizacionais?
Segundo José Sanchez Oller, existem diferentes tipos de culturas organizacionais e cada empresário deve escolher aquela que mais se encaixa com a rotina de trabalho da organização que faz parte. Sendo assim, não existe uma receita de bolo, é necessário analisar e entender as principais demandas, além de ouvir os funcionários. Abaixo, você pode conferir as três principais culturas organizacionais e julgar se alguma delas se mostra interessante para o seu local de trabalho.
- Cultura de poder
O primeiro tipo de cultura organizacional trazido por José Sanchez Oller, é a cultura de poder. Nesse tipo de cultura todo o poder da empresa está centrado na figura das lideranças. Esse modelo pode ser encontrado em empresas de pequeno porte onde há maior hierarquização das atividades. Tendo o dono como o detentor do poder e o único a estabelecer regras.
- Cultura de pessoas
Como o nome já sugere, a cultura de pessoas tem como principal objetivo, ouvir e entender o coletivo. José Sanchez Oller explica que empresas mais humanizadas adotam esse tipo de cultura, pois tratam seus funcionários da mesma maneira, independentemente dos cargos onde atuam. Além disso, as políticas de incentivo e o crescimento profissional são bastante comuns.
- Cultura de tarefas
Em terceiro lugar, temos a cultura de tarefas, onde o foco está voltado para as tarefas. De acordo com José Sanchez Oller, nesse tipo de cultura a responsabilidade maior está com os colaboradores encarregados por cada projeto que lhes são atribuídos. Uma das características desse tipo de cultura é o foco na organização causado pelo trabalho em equipe.
A Solpack Agronet apoia culturas organizacionais humanizadas
A Solpack Agronet é uma empresa que tem criado mecanismos que valorizam cada um dos nossos colaboradores. Sendo assim, foi criado um negócio humanizado, que se dispõe a ouvir cada um dos funcionários, buscando os melhores resultados e um ambiente harmônico para todos. Se você deseja acompanhar a empresa e saber mais sobre nossa cultura organizacional acompanhe os seguintes canais:
Instagram: https://www.instagram.com/solpackbr/
Site: https://solpack.com.br/
E-mail: [email protected]
Telefone: (19) 3493-9900