Compra ou investimento seguro: conselhos para comprar um lote sem dor de cabeça

Valdir Agostinho Piran acredita que comprar um lote é desejo de muitas pessoas, afinal, ele pode ser usado para construir moradia ou, ainda, ser usado como uma forma de investimento. No entanto, independente do objetivo da compra, uma coisa é certa: um lote deve ser adquirido de maneira segura, para que você não tenha dores de cabeça.

Pensando nisso, o presidente do Grupo Piran, a convite de nossa redação, comenta um pouco sobre os conselhos que aqui serão listados com o intuito de te ajudar a fazer aquisições de modo claro, certo e com segurança, afinal, ninguém quer cair em golpes, não é mesmo? Por isso, se este é um tema  de seu interesse, não deixe de ler este artigo até o final. 

Leia contratos e certifique-se das informações contidas nele

Mal de brasileiro ou não, o empresário Valdir Agostinho Piran comenta que não conhece muitas pessoas que leem contratos ou documentos, especialmente quando se tem aquelas letras menores, seja porque acha que nunca cairia em golpes, seja porque o vendedor passou muita segurança. No entanto, se ater às regras e especificidades antes de fechar negócio, é muito importante na hora de comprar um lote. 

Desse modo, certifique-se dos documentos pessoais do vendedor, do histórico e da CND do lote, do carnê de IPTU e afins. Isso será necessário para verificar (quando sua compra não acontecer de maneira direta com imobiliárias ou construtoras, é claro) a real propriedade do vendedor com o terreno ou ainda se não há nenhuma pendência fiscal ou financeira do lote em questão.

Visite o lote que deseja comprar

Além disso, outro ponto muito importante é conhecer o lugar que você deseja comprar. Isso porque, há muitos golpes atualmente em que supostos vendedores compartilham fotos e vídeos de terrenos que não são verdadeiramente deles. O empresário Valdir Agostinho Piran acredita que se você ficar no famoso “boca a boca”, as chances de você ser vítima de ciladas são bem grandes.

Verifique o registro do terreno

Outro ponto muito importante na hora de comprar um lote é verificar  o registro do mesmo em conjunto ao Cartório de Registro de Imóveis, a fim de confirmar a regularidade do mesmo. Isso porque, a venda um imóvel irregular pode acarretar até mesmo em penalidades fiscais, uma vez que não estará cumprindo com a Lei.

Verifique o CRECI

Por fim, o empresário Valdir Agostinho Piran comenta que ele acredita ser muito importante a consulta ao CRECI, que é o Conselho Regional de Corretores de Imóveis. Afinal, é lá que será possível confirmar se o vendedor que está negociando com você realmente é vinculado a alguma empresa. Dessa forma, você certamente fará uma compra segura.

Similares

Advertismentspot_img

Popular