Missão, visão e valores são definições fundamentais que norteiam e identificam uma empresa. O empreendedor jurídico, Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros esclarece que essas diretrizes são tomadas de decisão, elaboração de estratégias, planejamento e cultura dos negócios.
O Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros comenta que, independente do tempo de atuação do empreendedor, deve-se pensar na definição desses três pilares como base para o funcionamento e estruturação da empresa. Afinal, trata-se de uma ferramenta de gestão essencial que, além disso, auxilia na identificação dos colaboradores quanto aos objetivos e perfil dos negócios.
O trio Missão, Visão e Valores dão sustento à organização, definindo quanto sua identidade, razão de existir e objetivos. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros reforça que são elementos que agregam na orientação do gestor quanto aos rumos, planejamentos e estratégias empresariais. Por isso, definir e elaborar cada um desses conceitos é uma etapa que não pode ser descartada pelos empreendedores.
Missão
A missão é definida como a razão de existir da empresa. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros esclarece que a definição foi estabelecida pelo pai da administração, Peter Drucker, e consiste na delimitação da atuação da empresa, ou seja, seu foco de trabalho e desenvolvimento. Dessa maneira, gestores e funcionários conseguem enxergar com clareza qual a identidade da empresa e porquê ela existe.
Visão
Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros informa que a Visão está ligada diretamente às metas empresariais que devem ser alcançadas através de planejamentos de ações e estratégias com prazo e que devem ser mensurados. Assim, os objetivos em comum são passados para toda a equipe com intuito de ser desenvolvido por todos.
Valores
Por fim, Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros explica que os Valores estão ligados à cultura e à identidade empresarial. Esse tópico, assim como os demais, deve ser conhecido e transmitido para todos, de modo que a empresa tenha um perfil comum de comportamento a ser compartilhado tanto no meio interno – entre colaboradores – quanto com público, através de suas ações.