Lançado no dia 30 de maio nos cinemas brasileiros, Os Estranhos: Capítulo 1 brinca com as emoções do público ao colocar seus protagonistas em meio a uma situação desesperadora. Isolado em uma cabana, um casal precisa lidar com a presença de figuras mascaradas que surgem do nada e claramente não têm boas intenções.
Apesar do título, ele não se trata de uma história original, mas sim do terceiro capítulo de uma saga de terror que se estende desde 2008 e que já teve dois filmes. Assim, pode ficar a pergunta: é preciso ter assistido aos filmes anteriores para entender o novo longa-metragem?
Preciso assistir outros filmes antes de Os Estranhos: Capítulo 1?
Embora todos os longas da série estejam conectados de alguma forma, não é preciso voltar aos capítulos anteriores para entender Capítulo 1. Isso porque, embora não apague o que aconteceu nos filmes que vieram antes dele, a produção se trata de uma espécie de “reboot leve” que não dá tanta importância assim para o passado.
Ou seja, a única conexão entre Capítulo 1 e o primeiro longa de 2008, é a temática. Ambos tratam de casais que se veem isolados devido a circunstâncias fora de seu controle e acabam virando vítimas dos criminosos, que não fornecem muitas motivações para suas ações.
Os Estranhos vai virar nova trilogia
A principal diferença entre o novo capítulo de Os Estranhos e seus antecessores é o fato de que ele foi planejado desde o início como uma trilogia. Os filmes anteriores contavam histórias que não pareciam ter relações entre si e que acabaram resultando na suposta morte dos vilões — algo ignorado por Capítulo 1.
Durante a WonderCon 2024, os criadores da série confirmaram que a segunda parte da nova história chega às telas dos cinemas norte-americanos ainda em 2024. Embora uma data específica não tenha sido confirmada, há grandes chances de que isso aconteça no Halloween.
Como as três partes do reboot de Os Estranhos foram anunciadas juntas, a expectativa é que o terceiro capítulo não saia muito tempo depois. No entanto, isso só deve acontecer em 2025, e ainda não há muitos detalhes sobre o roteiro do filme ou os possíveis membros de seu elenco.